Preparamos um artigo com o básico que todo casamento deve ter, análise e veja se já está na hora de juntar as escovas de dentes.
30/05/2012

Como fazer um casamento

Quando duas pessoas desejam se casar no civil ou no religioso, elas sabem que os preparativos devem começar com bastante antecedência, principalmente no que diz respeito à cerimônia tradicional na igreja, pois há muitos detalhes para serem vistos e organizados. Por isso, fazer casamento não é para qualquer um. Felizmente, existem muitas empresas que se especializam na organização de casamento e que cuidam de todos os detalhes para os noivos.

Mas, para que estes profissionais especializados organizem o cerimonial na igreja e a recepção de casamento é preciso ouvir os noivos, saber os seus gostos pessoais e respeitar a personalidade de cada um deles. Afinal de contas, a empresa será a responsável por  transformar o desejo, o sonho dos noivos em realidade.

Para que tudo saia como o desejado, os noivos devem pensar em cada detalhe, desde a escolha das alianças, pois esta será o símbolo da união do casal por longos anos, passando pelo convite de casamento, o buffet e até a foto e filmagem da cerimônia de casamento e da festa. Já a noiva, além de todos esses detalhes, não pode se descuidar do vestido de noiva, que deverá ser escolhido conforme seu gosto pessoal e sua personalidade.

A seguir, você confere algumas dicas sobre a escolha do vestido de noiva, das alianças de casamento, dos convites, do buffet e do profissional que será o responsável pela foto e filmagem do casamento.

Vestido de Noiva

A escolha do vestido de noiva é um dos momentos de maior estresse para a noiva, já que ela deseja estar linda, esplendorosa, glamourosa e deslumbrante no dia mais especial da sua vida. Afinal, todos os olhares serão para a noiva, a partir do momento em que ela surgir na porta da igreja.

Há várias opções de vestido de noiva, no entanto, na hora da escolha, é importante levar em consideração alguns aspectos, como, por exemplo, o tipo físico (gordinha, magra, baixinha, alta), a idade, o estilo e a personalidade da noiva. Essas características da noiva devem ser levadas em conta.

Os modelos de vestidos (clássicos, modernos, longos, curtos, com ou sem véu), estilo da cerimônia (formal, informal ou simples), a estação do ano (vestidos com alça no inverno não são apropriados) e o tamanho da igreja (uma capela, por exemplo, não combina com um vestido com cauda imensa) também devem ser levados em consideração quando a noiva for escolher o seu vestido.

A tradicional cor branca predomina nos vestidos de noiva, porém há noivas mais modernas que podem optar, por exemplo, por vestidos de outras cores, como vermelho, azul, prata ou dourado.

Uma dica importante para as noivas: não escolha o vestido com um ano de antecedência do seu casamento, por exemplo, já que novas tendências podem surgir e você poderá se arrepender da escolha que fez com tanta antecedência. Se o vestido for feito sob encomenda, o ideal é que a procura pelo modelo comece com até seis meses antes do casamento.

Alianças de Casamento

A união entre duas pessoas através do casamento é um momento muito especial, por isso os noivos devem escolher, juntos, a aliança de casamento, já que o par de alianças deve combinar com o casal. Além do mais, quem vai se casar tem como meta permanecer junto pelo resto da vida, por isso a escolha da aliança de casamento é tão importante.

Existe uma variedade enorme de modelos de alianças de casamento. Elas podem ser de ouro amarelo, ouro branco, platina ou de outros materiais. Também podem ser lisas ou com detalhes, finas ou largas, com pedras e ainda com ou sem inscrições. Muitos casais pedem ainda que sejam gravados na aliança seus nomes e a data do casamento.

Convites de Casamento

A escolha do convite de casamento é uma etapa importante durante o processo de organização da cerimônia, já que o modelo irá refletir a personalidade do casal, o estilo da cerimônia e o tom e o espírito da festa. Ou seja, se o casamento for tradicional, o convite de casamento será formal, porém se a cerimônia for mais descontraída, o convite pode ser informal, divertido, colorido, temático e até personalizado.

Há vários modelos de convites de casamento (formais ou informais) disponíveis, por isso não será difícil encontrar um convite que esteja de acordo com o gosto pessoal dos noivos.

No caso dos convites formais, por exemplo, é interessante observar que os tons claros, como branco, creme, marfim e pérola são os mais tradicionais. Um dos estilos de letra mais pedidos é a manuscrita, que é feita por um calígrafo especializado, ou então fontes mais clássicas. O convite formal é mais clássico e elegante, por isso o papel utilizado em sua confecção pode ser vergé ou couché mate.

Os convites formais de casamento devem conter informações como o nome dos noivos e dos pais dos noivos, a data, a hora e o local do casamento (nome e endereço da igreja). Se após o casamento houver festa ou recepção, anexe um pequeno cartão informando o endereço onde será realizada a recepção. É importante também colocar no cartão a sigla R.S.V.P. (Respondéz S'il Vous Plait) que em português significa "Responda Por Favor", além do nome do organizador da festa, um número de telefone ou endereço de email para que o convidado confirme a presença na festa.

Se os noivos optarem por um casamento informal (pode ser na praia ou no campo, por exemplo), o convite de casamento pode ser mais criativo, colorido e até conter uma linguagem mais coloquial. O estilo da letra, do papel e do envelope também será diferente de um convite formal. No entanto, as informações básicas jamais devem ser esquecidas como os nomes dos noivos, a data, hora e local da cerimônia e o endereço da recepção, com um telefone ou número de email para a confirmação da presença dos convidados.

Buffet de Casamento

Para que os noivos possam contratar o buffet de casamento, é preciso, primeiro, definir o tipo de festa (mais íntima, informal ou uma grande festa) que eles desejam oferecer a familiares e convidados. Somente depois é que começa a escolha da empresa que vai organizar a festa e que vai cuidar do cardápio, das bebidas, do bolo, dos doces, das lembrancinhas e de todos os detalhes da recepção.

Você pode, por exemplo, pedir o orçamento para três empresas e depois escolher aquela que se adéqua mais ao seu orçamento e as suas expectativas quanto à festa de casamento. Quando tiver escolhido a empresa que irá organizar a festa de casamento, participe de uma degustação. Desta forma, será mais fácil decidir o cardápio que será oferecido aos convidados.

A quantidade de convidados é diretamente proporcional ao preço que será cobrado pela organização da recepção, ou seja, quanto maior for o número de convidados, maior será o gasto a ser pago com o buffet.

E uma dica importante: não se esqueça de verificar cada item do contrato com o buffet antes de assiná-lo.

Foto e Filmagem de Casamento

Quem casa quer eternizar os momentos da cerimônia religiosa e da festa através de fotos e de filmagem, por isso a escolha do profissional que vai registrar estes momentos tão especiais é importantíssima, pois ele deve ter experiência no ramo da foto e filmagem de casamento. Mesmo porque o álbum e o vídeo se tornarão os únicos registros daquele dia tão especial e você não quer receber fotos e imagens desfocadas.

Antes de contratar o profissional, busque por referências. Faça também uma visita ao fotógrafo e peça para ver álbuns de casamento e conferir vídeos de outros noivos. Desconfie de fotógrafos que cobram muito abaixo do mercado, pois a qualidade do trabalho pode não ser tão boa. E, por último, faça um contrato minucioso e coloque no papel tudo o que foi acordado verbalmente entre vocês e o fotógrafo.

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

© 2000-2012, Casamentolindo.com.br Todos os direitos reservados