Veja como fazer um casamento simples sem gastar muito.
11/07/2012

Casamento simples

A primeira grande preocupação que se tem ao pensar em casamento é o gasto com que o casal vai arcar.

Para aqueles que querem evitar um gasto muito grande ou preferem algo menor e mais simples, longe de todo luxo exagerado que assombra a cerimônia matrimonial saiba que é possível! Planejar um casamento simples e longe da grande especulação de buffets e profissionais da área é mais fácil do que se imagina.

Bote a mão na massa

O casal que estiver disposto a fazer uma festa de casamento simples, porém ainda muito elegante, deve pesquisar bastante e usar de artifícios criativos.

A primeira coisa a se pensar é em quantas pessoas chamar. Apesar de ser um momento de alegria que você quer dividir com a maioria de pessoas possíveis, pense nas pessoas mais próximas que vão realmente guardar seu casamento como algo especial e não só mais uma festa.

Muitos noivos ficam com medo de magoar amigos e parentes se não os convidarem, mas saiba que a compreensão, se não vem imediata, vem com o tempo.

Depois de decidido o número de convidados pesquise um lugar para a festa, e aqui um lembrete é importante: quanto maior a formalidade, maior é o custo. Uma ótima opção para o casal que quer algo mais simples é uma chácara com um espaço adequado para festas.

A chácara também pode ser usada para a cerimônia religiosa para aqueles que não são tão tradicionais.

Escolhido o lugar ideal chegou a hora de decorar! Aqui entra em peso a sua criatividade, e nessas horas é sempre bom ter amigas por perto que te ajudem a não sobrecarregá-la com preocupações.

A decoração para casamento simples não precisa ser simplória, pois pode combinar bom gosto e criatividade, e seu casamento será digno de admiração.

Aproveite as flores da estação e monte seus próprios arranjos com um belo vaso de vidro. Você pode combinar vasos tipo copo e aquário criando um modelo moderno e sem complicações. Também há a opção mais simples, usando só um tipo de vaso.

Os vasos que irão decorar as mesas ainda podem ser ornamentados com laços de cetim que podem ser feitos em casa usando duas fitas de cetim diferentes, uma mais grossa e outra mais fina.

Para a decoração do resto do salão pense em bexigas. Elas podem ser reunidas em enfeites bonitos pelo teto. Procure pelas bexigas peroladas.

Os gastos necessários

Ainda que você faça você mesmo muitas das coisas do casamento, principalmente a decoração, há certas coisas que são melhores quando alugadas para evitar dor de cabeça antes, durante e depois do evento.

Os convites são elementos que os noivos querem que sejam bem feitos e especiais, pois posteriormente, serão um marco de lembrança dessa data. O mais seguro é certamente fazê-los em uma gráfica e as dicas para não encarecer o convite é a escolha de papel nacional e impressão simples. O envelope, que tende a ser mais extravagante pode ser feito em casa, como ensina esse vídeo abaixo:

Mesas e cadeiras são outros exemplos de gasto necessário. Procure saber se o salão onde será realizada a festa não dispõe desse aluguel ou mesmo conheça alguém para esse serviço. Toalhas de mesa e guardanapos de pano são outros detalhes a se pensar.

O gasto com comes e bebes é inevitável. Essa é outra coisa que precisa ser terceirizada para evitar maiores problemas. No caso das bebidas, opte por uma empresa que venda em consignação e sirva o almoço ou jantar do seu casamento no estilo americano.

Se ainda for fazer a festa de manhã ou no meio da tarde pode escolher um coquetel, com menos bebidas alcoólicas e mini lanches e salgados.

Quanto ao bolo e aos docinhos, não exagere! Deixe de lado a megalomania e opte somente por 3 a 4 unidades por convidado. Para o bolo, utilize do bolo falso para ficar exposto na mesa, e na hora de servir aos convidados, peça aos garçons para trazer pedaços já cortados da cozinha.

A música é um elemento importante na festa. Se o evento for à noite pesquise bastante sobre preços de djs, eles não são tão caros, mas o equipamento que os acompanham são,  e encarecem o serviço. Para festas de manhã ou à tarde dispense a maior parte dos equipamentos de luz e fumaça.

A dedicação dispensada para que seu casamento seja simples, porém marcante, será com certeza maior do que deixar tudo na mão de terceiros, mas a economia e a satisfação final de ter conseguido exatamente aquilo que queria não tem preço!

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO

COMENTÁRIOS DOS LEITORES

© 2000-2012, Casamentolindo.com.br Todos os direitos reservados